quinta-feira, 2 de abril de 2009

O SORRISO NA VIDA DE UM LEIGO

A vida agitada, o stress quotidiano, a correria com as crianças, escolas, creches, apoio familiar, as nossas obrigações profissionais, etc, etc, quase nos levam diariamente à exaustão. Contudo, se colocarmos Deus em tudo isto, a nossa vida converte-se em plenitude de felicidade, torna-se mais viva, torna-se mais leve e sobretudo muito mais cheia de graça.
Como um Santo meu amigo dizia: - “Não devemos nem necessitamos de roubar métodos e tarefas aos padres e religiosos, para nos tornarmos Santos”. Também me parece que este pensamento é profundamente verdadeiro, o que devemos ter, é a obrigação de aproveitar as dificuldades e sucessos próprios da vida de cada um, com a família, com os filhos, no trabalho, com os amigos, no divertimento, etc, de modo a transformarmos todos esses momentos em oportunidades de melhor servirmos Jesus. Servir Jesus pode também passar por assistirmos as paróquias, dado que estas para se manterem bem vivas, carecem da intervenção destes leigos, activos, disponíveis, que participem com fé nessa importante missão.
Para além disso, existem outras pedras fundamentais, mas bastante simples na vida diária de um Cristão, que devemos cuidadosamente trabalhar, de forma a conseguirmos um verdadeiro crescimento espiritual e assim aproximarmo-nos ainda mais de Jesus, como por exemplo; Honestidade e seriedade no trabalho profissional, procurando ser um exemplo de comportamento, com a família, devemos preocuparmo-nos em criar um espírito de grupo, onde todos se coloquem ao serviço de todos, relativamente à espiritualidade, devemos frequentar a Missa dominical, confessarmo-nos com regularidade e procurar ter o hábito de ler o Evangelho e praticar a catequese.
São todos estes desafios quotidianos, que hoje se colocam aos Cristãos, o de conseguir fazer a ponte entre as obrigações profissionais e familiares, com o espírito de disponibilidade que Deus nos merece. Tudo isto, apesar de não ter nada de extraordinário, nem sobrenatural, é no entanto essencial para se manter brilhante a luz na alma dos Cristãos, e fundamentalmente, para que possam continuar a sorrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...