quarta-feira, 30 de março de 2011

O BONITO HÁBITO DA COFISSÃO


«…Não sabes orar?

– Põe-te na presença de Deus, e logo que começares a dizer: Senhor, não sei fazer a oração! Podes ter a certeza que começaste a fazê-la…»

Mais uma vez, as sábias e Sagradas palavras de um Santo meu amigo. Eu comecei desta forma, um pouco sem jeito, sem saber como começar, sem saber o que dizer, mas perseverante, apaixonado, sentindo que ele estava próximo, que era meu amigo, que não me ia desamparar, tinha muita Fé.

A oração, a santa missa, a comunhão e a confissão, fazem parte do quotidiano de muitos Cristãos e particularmente do meu, são condições importantes para cultivarmos a nossa proximidade com Jesus, são alicerces fundamentais para o nosso crescimento espiritual. Eu sei tudo isso, mas para mim, ainda continua a ser muito difícil, tenho ideia que o mesmo se passa com muitos amigos meus, a confissão, uma confissão séria, aquela que é entendida com profundidade, que exige sinceridade, desprendimento de preconceitos, um profundo exame de consciência, não só para descobrir os pecados, mas para chegar à sua raiz. Mas, meus amigos, apesar de não ser simples, é demasiado importante na nossa vida de Cristãos para o deixarmos de fazer com algum hábito e, uma coisa vos confidencio, no final da confissão ficamos com um sentimento de libertação, de paz interior, de pureza, de renovamento relativamente ao relacionamento com Deus, de reconciliação com os outros e de força para não voltar a pecar.

É esta a beleza e o mistério da confissão!


VITOR CARVALHO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...