domingo, 17 de maio de 2009

CONVERSAR COM JESUS

Não gostam de se encontrar e conversar com os vossos amigos?
Quando pretendem partilhar alguma intimidade ou apenas desabafar, não procuram um amigo?
Pois bem, se tal como eu, também consideram Jesus um bom amigo, porque Lhe falam tão pouco, porque O procuram apenas quando estão aflitos, porque não O procuram para Lhe falar das vossas alegrias e dos vossos sucessos, enfim, do vosso dia-a-dia, contar-Lhe aquilo que vos vai acontecendo. Sim! Porque tudo isso, também é orar.
Há no entanto períodos da nossa vida, que por este ou por aquele motivo, nos sentimos mais vulneráveis, mais fracos, até um pouco desanimados com Ele, porque admitimos que nos abandonou, deixando-nos sozinhos, entregues à nossa sorte. Puro engano, Ele está sempre connosco. Temos apenas de estar atentos ao seu chamamento, nunca deixar de Lhe falar todos os dias e se possível várias vezes.
Lanço uma proposta, que serve também de desafio! Porque não colocar um crucifixo na secretária, na parede do escritório, no bolso do casaco ou noutro local que vos pareça oportuno. Não será essa uma boa maneira de tratamos os verdadeiros amigos? Dessa forma torna-se muito mais fácil acontecer a conversa e até a intimidade.
De entre as conversas que temos com Ele, não devemos deixar de Lhe pedir algumas coisas importantes. Perseverança, Amor, paciência, disponibilidade, amizade, etc, tudo aquilo que precisamos para manter uma vida equilibrada. Mas atenção, já dizia um Santo meu amigo, - “…repara no que dizes, ora devagar, - Porque falar depressa, sem reflexão, é ruído, é chocalhar de latas…”,
Eu sei que aqueles que vivem a fé como eu, entendem melhor aquilo que pretendo dizer, mas como todos sabem, Jesus não está apenas disponível para alguns, está para todos. Por isso aproveitem bem Esse vosso amigo, conversem mais com Ele.

VITOR CARVALHO

sábado, 2 de maio de 2009

MEU BOM MENINO, MEU BOM AMIGO

Era meio-dia do dia 2 de um mês muito bonito, era Maio, que instante maravilhoso, que bêncão para alguém que sonhou tanto com este momento, nasceu um rapaz. Liga para um, fala para outro: - Nasceu o Diogo Maria! Pequenino, magrinho, de pele escura, o cabelo muito negro e liso, parece um “Indiano”!
O menino “certinho” que todos gostam, foi crescendo, é hoje um bom amigo, conversador, bem-disposto, meigo, solidário, sempre disponível, particularmente para as manas, com bons valores, responsável e organizado q.b., já faz hoje 12 anos, mas como o tempo passa.
Este sonhador, que quando viaja leva sempre com ele uma imagem de Santo António, ambiciona viver num palácio com muitos mordomos, e gostava de vestir fato e usar pasta quando for adulto, é estudioso e empenhado, com fascínio pelas viagens e mundos novos. Tem prazer pela leitura, particularmente sobre universos mágicos, mas não se pode esquecer, ainda têm muito que se preparar, muito para amadurecer, muito para brincar, muito para rezar, muito trabalho para fazer, criar muita disciplina na sua personalidade, etc, etc, de forma que possa ganhar as competências e as defesas que a vida lhe vai solicitar, pois os homens grandes, como aqueles que ele tenciona ser, também necessitaram de fazer um percurso assim, se não igual, muito parecido com este que falo e que lhe estamos sempre a recomendar.
Nós, particularmente através do exemplo, vamos tentando moldar-lhe a consciência para que se transforme num homem bom, que discirna o correcto do errado, que seja forte, seguro, persistente e firme nas suas convicções.
Meu menino, Para terminar só mais um conselho, não te esqueças de continuar a dizer todos os dias a Jesus: - Gosto muito de ti! Gosto muito de ti!

O PAPÁ

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...