quarta-feira, 26 de novembro de 2008

VAMOS PREPARAR O ADVENTO EM FAMÍLIA

Meus amigos, venho propor-vos um desafio;
Neste período, vamos tentar transportar para o nosso quotidiano e particularmente para a nossa família o verdadeiro sentido do Advento.
Como com certeza muitos sabem, Advento em latim quer dizer “chegada”, é isso, vamos preparar a chegada do menino Jesus, como de um novo membro da família se tratasse, prepararmo-nos para receber mais um filho ou um irmão, mas ainda mais especial. Tal como as mães fazem quando vão acolher um filho, devemos preparar o nosso coração muito carinhosamente para o receber.
No calendário Cristão este período (Advento) corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal, sendo que este ano começa já no próximo domingo.
Vamos começar por agradecer a vida que Deus nos dá, através de pequenas coisas no nosso dia-a-dia, dos pequenos esforços, ajudar os outros, arrependermo-nos das coisas mal feitas, sendo amigos, estar próximo de quem necessita, rezar mais, etc.
Podemos iniciar de forma muito simples, com pequenas orações em família, pedir-Lhe que prepare um lugar no nosso coração para O receber, agradecer por Ele estar sempre connosco, rogar-Lhe para continuar a ser nosso amigo, pedir-Lhe para aumentar a nossa fé.
Estes momentos, podem ir um pouco para além da oração, podem passar por pequenas reflexões de temas fáceis, como por exemplo:
- Sabes que Jesus pretende que sejamos sempre felizes?
- Qual o presente que eu posso dar a Jesus?
- Posso fazer uma coisa que o menino Jesus goste muito?
- Nossa Senhora foi um exemplo, como também o posso ser?
- É fácil ou difícil seguir Jesus?
- Vamos pensar em coisas que não nos tenham corrido tão bem e, pedir a Jesus para que nos dê força para não desistirmos até as modificarmos.
- Como posso aproximar-me daqueles que estão mais afastados.
- Quero conhecer melhor Jesus.
- É Natal, Jesus nasceu! Vamos tratá-Lo muito bem, Ele não se vai esquecer de nós.

Meus amigos, acredito que se fizermos isto ou algo de parecido, o Natal para a nossa família vai ser bem diferente!

VITOR CARVALHO

2 comentários:

  1. Gostei muito do que falaste. Na realidade nao necessita comentários, somente ser edificado pela intencao e experiencia do Advento.
    abracos

    ResponderEliminar
  2. Retribuindo visita rsrsr
    Legal seu blog, depois volto para ler com mais calma.

    Abraço

    Salve Maria!

    ResponderEliminar

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...