domingo, 28 de fevereiro de 2010

CARNAVAL EM VENEZA

Bem, há muito que sonhávamos passar o carnaval em Veneza, fizemo-lo este ano. Parece que tínhamos regressado uns bons séculos atrás, tal era o número de pessoas trajadas a rigor, príncipes, princesas ou apenas mascarados com caraças brancas e lindos fatos de seda, é assim o carnaval de Veneza.
Foram dias magníficos, com muito sol, embora a temperatura não ultrapassasse durante o dia os 3 / 4 graus. Ficamos instalados num hotel posicionado estrategicamente, em frente à ponte do Rialto, um dos locais mais emblemáticos e de passagem obrigatória nesta linda e diferente cidade.
Fomos com um grupo de amigos, todos muito divertidos, muito disponíveis, sim que nestas coisas de viagens com amigos deve existir algum cuidado, não chega serem só amigos, é necessária muita disponibilidade de todos.
Visitamos, desde os lugares mais íntimos, ruelas e pátios muito tranquilos a praças buliçosas e elegantes, palácios sumptuosos sobre o mar, transportando-nos para um autêntico conto de fadas. A Basílica de São Marcos, o Palácio dos Doges, antiga residência dos governadores da cidade, Piaza San Marcos, a que Napoleão chamou a sala de visitas mais elegante da Europa, o Grande e os 176 Pequenos Canais que serpenteiam a cidade, onde se multiplicam todas as espécies de embarcações, a Igreja de Santa Maria Gloriosa dei Frari, de frades Franciscanos, etc.
Visitamos igualmente a ilha de Murano, conhecida pelas suas fábricas de cristais e vidro, a criançada gostou imenso de ver os artesão a soprarem para moldarem o vidro.
Passeamos de gôndola, foi inesquecível aquele fim de tarde em frente à ponte do Rialto. Os gondoleiros com as suas famosas camisas de riscas, são exímios condutores, conseguem cruzar-se em canais estreitíssimos sem se tocarem. É impressionante o seu equilíbrio para remar em pé em cima da gôndola.

No regresso ainda passamos um dia e uma noite em Bréscia, uma cidade relativamente pequena mas lindíssima, com um centro histórico onde se destaca a nova e a velha Catedral, os chamados Duomo Nuovo e Duomo Vecchio, este em redondo, magnífico.
Visitamos também o Castelo de Brescia, conhecido como "Falcone d'Italia" ("Falcão da Itália"), localiza-se no alto do Colle Cidneo (Colina Cidneo), situada atrás do centro histórico da cidade.
No último dia, já em Milão, começamos o passeio pela imponente Catedral, a seguir fomos ao Teatro Scala de Milão, uma das casas de ópera mais famosas do mundo, uma visita rápida às galerias Victor Emanuel e às ruas da moda. Havia com certeza muito mais para ver, mas o tempo escaceava, fica para a próxima.
Uma nota especial, a Teresinha portou-se muito bem, todos ajudaram a olhar por ela. Foram uns dias magnificos.



Vitor Carvalho

2 comentários:

  1. Lindissimas fotos!
    Parabéns

    O Tempo deve ter ajudado...mas como dizem "..o grupo é que faz a festa" e esse está certificadíssimo.

    João Luís

    ResponderEliminar
  2. Lindissimas fotos!
    Parabéns

    O Tempo deve ter ajudado...mas como dizem "..o grupo é que faz a festa" e esse está certificadíssimo.

    João Luís

    ResponderEliminar

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...