domingo, 28 de fevereiro de 2010

Hoje dia 28, Domingo, com a presença da Nossa Senhora Peregrina entre nós, a Equipa Moita 1, vai orientar o terço na Praça da República.
MISTÉRIOS GLORIOSOS
(Quartas e Domingos)




Miducha/Vítor
1º MISTÉRIO – A RESSURREIÇÃO DE JESUS
Neste mistério contemplamos Jesus ressuscitado, glorioso e triunfante, três dias depois da sua morte na cruz.
Maria e Maria Madalena foram ao sepulcro. De repente o Anjo do Senhor desce do céu e diz às mulheres: “Não temais! Sei que estais à procura de Jesus, o crucificado. Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito”.A nossa fé fundamenta-se na ressurreição de Cristo, portanto, como cristãos acreditamos que o Senhor vive e reina eternamente. Aprendamos com Maria a praticar as virtudes da fé e da confiança em Deus
Vamos pedir ao Senhor que a presença do Seu Filho ressuscitado seja o sentido das nossas vidas de forma a tornarmo-nos fiéis e autênticos discípulos do Seu Reino; enfim, que também nós ressuscitemos para uma nova vida cheia de Paz, de fé e alegria com Jesus.



Mafalda/Nelson
2º MISTÉRIO – A ASCENSÃO DE JESUS AO CÉU
Neste mistério contemplamos a ascensão de Jesus Cristo ao céu, quarenta dias depois da sua Ressurreição.Jesus apresenta-se diante dos apóstolos e diz: “A paz esteja convosco!”... “Assim está escrito que Cristo devia sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que em seu Nome, fosse proclamado o arrependimento para a remissão dos pecados a todos os povos...”. “Eis que eu enviarei sobre vós o que meu Pai prometeu. Por isso permanecei na cidade até serdes revestidos da força do Alto”. “Depois, levou-os até Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-se deles e elevava-se ao céu.”Jesus permanece com os apóstolos para lhes devolver a alegria e eleva-se ao céu não para se afastar ou se separar de seu povo, mas para abençoa-lo, através do Espírito Santo.
Aprendamos com Maria a aumentar a nossa esperança e o nosso de desejo pelo céu.
Vamos pedir ao Senhor, que toda a humanidade reconheça a grandeza do destino que Ele deseja para cada um de nós.


Maria João/Rui
3º MISTÉRIO – A VINDA DO ESPÍRITO SANTO
Neste mistério contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos.“Quando chegou o dia de Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, ressoou, vindo do céu um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem”.
O Espírito Santo transformou os apóstolos, não fazendo só que acreditassem, mas também que espalhassem os ensinamentos do Evangelho do Senhor em todas as línguas. De tímidos e ignorantes pescadores, eles tornaram-se em corajosos e sábios evangelizadores. Foi o início da missão da Igreja. Aprendamos com Maria a zelar pela salvação dos nossos irmãos e que o Espírito Santo nos ajude a evangelizar sem receios.
Vamos pedir ao Senhor que todos os homens e mulheres do mundo, especialmente os que têm responsabilidade nos campos político e económico, aceitem o dom do Espírito Santo, assim como nós o aceitamos dizendo:
-Vinde Espírito Santo!



Carla/Emanuel
4º MISTÉRIO – A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU
Neste mistério contemplamos a assunção de Maria de corpo e alma ao Céu.
“Bendita sejas, filha pelo Deus Altíssimo, mais que todas as mulheres da terra, e bendito seja o Senhor Deus, Criador do céu e da terra...” .
“Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda a mancha do pecado, terminado o seu percurso da vida terrestre, foi elevada em corpo e alma à glória celeste... foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo.”
Vamos pedir a Maria que ajude todos aqueles que não conhecem Cristo, para que possam encontrar n’Ele o caminho a verdade e a vida.


Cristina/Paulo
5º MISTÉRIO – A COROAÇÃO DE NOSSA
Neste mistério contemplamos a Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra.
“Minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva.De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas.”
Neste mistério Maria ensina-nos que para recebermos a coroa de glória é preciso aceitar aqui na terra uma coroa de espinhosos sofrimentos. Os anjos coroaram Maria; nós também podemos oferecer-lhe uma coroa de orações, ou seja, o Santo Rosário, com o qual enaltecemos as suas glórias e pedimos sua poderosa intercessão.
Vamos pedir a Maria que saibamos reconhecer o seu exemplo de oração, humildade, disponibilidade e fidelidade a Deus e pedir também com fervor:
Maria, queremos que sejas a nossa Mãe!

1 comentário:

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...