domingo, 14 de março de 2010

1ª CATEQUESE

Na primeira catequese, deste conjunto de cinco sessões que se vão realizar na paróquia, subordinada ao tema “a Bíblia”, vista numa perspectiva histórica, desde a criação, a salvação, como é que Deus se deu a conhecer, a quem é que Deus transmitiu a mensagem, etc.
Como alguns dos meus amigos não puderam estar presentes, e de forma que possam acompanhar melhor as próximas sessões, vou fazer um pequeno resumo:
Apesar de a Bíblia ser o livro mais conhecido do mundo, continua a ser desconhecido para muitos de nós, mas no entanto, para quem o vai conhecendo, inspira-lhe cada vez mais curiosidade.
Este grande livro divide-se entre o Antigo e o Novo Testamento, ou seja, antes e depois de Cristo.
Nesta primeira sessão falamos apenas do Antigo Testamento, que é composto por 46 livros.
A bíblia antes de ser escrita foi vivida e contada pelos pais aos filhos, passando de geração em geração. Pelos dados históricos existentes pensa-se que começou a ser escrita por volta do ano 950 a.C., sendo terminada +- no ano 50 a.C..
Começa com os Génesis, onde nos é relatada a criação, passando pelos livros históricos, que narram a história do povo de Israel, pelos livros sapienciais, nestes livros encontramos reflexões e expressões de sabedoria, poesias, cantos, orações e provérbios, através dos quais o povo regista os seus sentimentos e sabedoria, terminando com os livros proféticos, de Isaías, de Jeremias, Zacarias, etc.
Falamos de alguns dos livros em particular, por exemplo o de JOB, que pertence ao grupo dos livros sapienciais, relata-nos a história de um homem de fé, que mesmo perante o sofrimento não abdica nem se revolta com Deus. Falou-se também do livro de Isaías que pertence ao grupo dos livros proféticos, etc. Abordamos as diferenças entre o nosso Antigo Testamento e o de outras religiões, a nossa tem mais sete livros, são os livros que foram traduzidos do Grego. Tudo muito interessante.
As catequeses vão continuar às segundas sextas-feiras de cada mês às 21h30m.

Vítor Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...