terça-feira, 30 de março de 2010

5 CONSELHOS DE BENTO XVI

Na sequência da celebração do vigésimo quinto aniversário da criação das Jornadas Mundiais da Juventude, junto alguns conselhos de Bento XVI aos jovens. Estes conselhos podem servir para todos nós, vêm bastante a propósito nos dias difíceis que a Igreja atravessa hoje:
Dialogar diariamente com Deus, ler a Bíblia, ir à Missa ao Domingo, contar as alegrias e tristezas a Cristo, dar exemplo ou ser útil aos outros, etc.
1ª Conselho - Contar-Lhe as tristezas e alegrias
Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o direito de vos falar durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas tristezas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.
2 º Conselho - Deus: tema de conversa com os amigos
“São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor contemplado em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita de autênticos testemunhos para a nova evangelização: Homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; Homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros”.
3º Conselho - Não desconfiar de Cristo
“Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso "sim" ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: ’Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. ¡Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta’. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”
4º Conselho - Ler a Bíblia
O segredo para ter um "coração que entenda" é formar-se um coração capaz de escutar. Isto consegue-se meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerónimo observa a este respeito: "O desconhecimento das Escrituras é desconhecimento de Cristo"
5º Conselho - Ajudar: Ser útil
Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, então abrem-se os nossos olhos. Então não nos conformaremos mais com continuar a viver preocupados somente com nós próprios, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e actuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros que preocupar-se só com as comodidades que se nos oferecem. Eu sei que vós como jovens aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, Demonstrai-o ao mundo, que espera exactamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo e que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que como crentes seguimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...