terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O MENINO JESUS NASCEU, ALELUIA!

O Menino Nasceu, Aleluia! É tempo de Natal, tanta alegria, tanta solidariedade, tantos amigos, tantas prendas, tantos sorrisos, as famílias reunidas, os meninos correm e saltam de contentes, revêem-se velhos amigos e familiares, lembramo-nos e rezamos por aqueles que mais necessitam, lembramo-nos também com saudade dos que já partiram.
Deveremos usufruir tudo isso, mas sem no entanto nos esquecermos e desviarmos do essencial, JESUS, estar cada vez mais próximo Dele, rezar cada vez mais, evangelizar cada vez mais, ajudar cada vez mais, fazer tudo para O deixar contente, pelo menos no que for possível tentar imitá-Lo. Em suma, viver da melhor forma e em Jesus este tempo de Natal.
Como sabem está igualmente a aproximar-se a mudança de ano civil, de 2008 para 2009, deste nosso calendário, chamado gregoriano.
O calendário toma este nome porque foi o Papa Gregório XII a promulga-lo no ano de 1582 e é utilizado na maioria dos países ocidentais.
Antes deste calendário, era utilizado um outro, o calendário Juliano, com algumas diferenças relativamente ao actual, especialmente porque se corrigiu a medição do ano solar, começando agora os anos sempre a 1 de Janeiro.
Neste novo ano que estamos prestes a abraçar, apesar de se perspectivar difícil, nós Cristãos temos uma fórmula mágica e diferenciada de todos os outros para o encarar e viver,
deveremos sentirmo-nos felizes quando tudo está bem, mas também nos deveremos sentir felizes quando as coisas estiverem menos bem.
- Mas porquê assim? Porque acreditamos em JESUS!


VITOR CARVALHO

domingo, 7 de dezembro de 2008

NATAL, A FESTA DO NASCIMENTO DE JESUS

A grande festa está a chegar, mas os excessivos apelos comerciais que nos aparecem de todos os lados, fazem-nos esquecer muitas vezes que dia 25 é um dia muito especial, é o dia que se comemora o Nascimento de Jesus.
Quantas e quantas festas de Natal se fazem por esse País fora sem a presença de Jesus, quase todos se preocupam com as ementas, com as decorações, com os presentes, com o Pai Natal, mas esquecem-se do essencial, do verdadeiro significado da festa, o Nascimento de Jesus.
Tenta imaginar o seguinte, como ficarias se se fizesse uma festa em tua honra e não fosses convidado, seria com certeza uma mágoa muito grande, é isso que Jesus deve sentir nessas ocasiões.
É aqui que os Cristãos têm responsabilidades, digo mais, não é apenas responsabilidade, é também a obrigação, para além de vivermos este período de acordo com o seu efectivo sentido, temos o dever de influenciar amigos, colegas, e particularmente os que nos estão mais próximos, sobre a verdadeira essência do Natal.
Não nos devemos esquecer que cabe a todos nós a grande responsabilidade de evangelizar, podemos fazê-lo de muitos modos, este pode ser um deles.
Este período não deve ser visto apenas como a época para ganharmos mais e oferecermos mais presentes, pode ser também para isso, mas sem nos afastarmos dos nossos reais valores como a caridade, a amizade, a descoberta, a conversão, a humildade, etc.
E nesse dia especial, no dia de Natal, a festa vai ser por Ele, vamos guardar-Lhe na festividade um lugar especial.
Vamo-nos esforçar para viver e influenciar outros sobre o verdadeiro sentido do Natal!

VITOR CARVALHO

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...