terça-feira, 13 de janeiro de 2009

DESPERTAR A FÉ NAS CRIANÇAS

Há uns dias que lá em casa tenho ouvido falar muito deste tema, “Despertar a Fé”, mas de quem será essa obrigação? Fazer despertar a Fé nas crianças!
Uma questão particularmente interessante e que segundo me parece, vai muito para além da responsabilidade dos catequistas e dos círculos educativos das instituições religiosas, essa responsabilidade começa precisamente em nossas casas, pela mão segura dos pais, com o seu exemplo, com a sua linguagem própria, com o seu saber e conhecimento das características próprias de cada criança, ajudando-os de uma maneira muito especial, a ter vontade de conhecer Jesus.
Muito antes da idade de escola, nós pais Cristãos, temos a grande responsabilidade de nessa fase de pré-catequese, iniciarmos e começarmos a fazer despertar nos corações dos nossos filhos a vivência Cristã. Não se esqueçam que os meninos têm absoluta confiança nos seus pais, acreditam e seguram-se no seu amor e carinho, por isso vão percebendo aos poucos, pela Fé que lhes transmitem, se podem também confiar Nele e se Lhe podem pedir ajuda quando necessitarem.
Mas mais tarde, continuamos a ser o pilar de sustentação da sua Fé, o que vale se os meninos vão à catequese uma hora por semana onde se fala de Jesus, e passam o resto da semana sem voltar a falar Dele, o que vale se esses educadores se esforçarem para os ajudar a conhecer Jesus, se ninguém lá em casa fala Dele, é porque afinal não é assim tão importante, podem pensar as crianças, acabando por frequentar esses locais apenas pela obrigação, ficando a um pequeno passo do abandono da Fé.
Num mundo em que apenas cerca de 17% das pessoas são católicas, onde 21% são Muçulmanas, e cerca de 11% não têm qualquer religião, temos a obrigação de evangelizar estes pequeninos, de lhes transmitir os valores fortes e próprios do catolicismo, a alguém sobre o qual temos alguma influência e que muitas vezes até gostam de nos de imitar.
Espero que com este pequeno artigo, contribua para uma maior preocupação e discussão da educação cristã das vossas crianças.

VITOR CARVALHO

1 comentário:

  1. Olá Vitor!!
    "Ensina a crianca no caminho em que deve andar, e, ainda quando for
    velho, nao se desviará dele." Prov.22.6
    Eduquei dois filhos dentro desta Palavra e nao me arrependo.
    Temos que "ganhar tempo" educando os filhos com princípios, valores e principalmente limites. Coisas que neste momento o mundo está devendo as criancas. Infelizmente tenho presenciado que os pais nao querem "perder (ganhar) tempo com elas, por isso passam a responsabilidade a outros, escola, igreja, avós etc. Somos nós mesmos que despertamos a Fé nas criancas, com certeza.
    Excelente post! Parabéns!
    Abracos! Vem visitar-me!

    ResponderEliminar

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...