quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A HISTÓRIA DE DOIS IRMÃOS

Como qualquer crente, Cristão ou não, fiquei indignado com as palavras de um denominado, josé saramago, na recente apresentação do seu livro, “Caim”.
Obviamente não vou comprar, mas poderá servir de estímulo para que nós Cristãos, comecemos a ler com mais assiduidade o Antigo Testamento.
Nada melhor que principiar pela leitura do capítulo 4, versículos 1 – 16 do livro do Génesis, que está na origem da história do livro.
É importante percebermos que estes livros da bíblia são fruto do tempo, escritos em circunstâncias históricas muito diferentes da nossa, em distintos espaços geográficos, cada um com o seu ambiente próprio, com vários autores que embora procedentes quase todos do povo judeu, estão distanciados entre si vários séculos, tendo também um modo de pensar e exprimir muito diferente do nosso. Há que ter em conta tudo isso, pelo que necessitamos muitas vezes de apoio, para um melhor entendimento do que Deus nos quis transmitir.
Caim e Abel (Gn 4, 1-16)
Adão conheceu Eva, sua mulher. Ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: “gerei um homem com a ajuda do Senhor.” Depois deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor e Caim lavrador. Passado algum tempo, Caim ofereceu ao Senhor uma oferta de frutos da terra. Por seu lado, Abel ofereceu primogénitos do seu rebanho e as suas gorduras. O Senhor olhou com agrado para Abel e para sua oferta, mas não olhou com agrado para Caim, nem para sua oferta. Caim ficou extremamente irritado com isso, e o seu semblante tornou-se abatido. O Senhor disse-lhe: “Por que estás zangado e de rosto abatido? Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se procederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo.” Caim disse então a Abel, seu irmão: “Vamos ao campo.” Logo que chegaram ao campo, Caim lançou-se sobre o irmão e matou-o. O Senhor disse a Caim: “Onde está o teu irmão Abel?" – Caim respondeu: “Não sei! Sou porventura guarda do meu irmão?” O Senhor disse-lhe: “Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim desde a terra. De futuro, serás amaldiçoado pela terra, que por causa de ti, abriu a boca para beber o sangue do teu irmão. Quando a cultivares, ela te negará os seus frutos. Serás vagabundo e fugitivo sobre a terra.”
Caim disse ao Senhor: “A minha culpa é excessivamente grande para ser suportada. Expulsas-me hoje desta terra; obrigado a ocultar-me longe da tua face, terei de andar fugitivo e vagabundo pela terra, e o primeiro que me encontrar, matar-me-á.” E o Senhor respondeu-lhe: “Não! Se alguém matar Caim será castigado sete vezes.” O Senhor pôs em Caim um sinal, para que, se alguém o encontrasse, não o matasse. Caim afastou-se da presença do Senhor, e foi residir na região de Nod, ao oriente do Éden.

VITOR CARVALHO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...