quinta-feira, 29 de julho de 2010

ESPERO QUE CHEGUE UM AMIGO

Em cada novo ano pastoral, o Sr. Bispo reorganiza e ajusta os Padres pela Diocese.

Este gesto tem como objectivo principal, ajudar na renovação pastoral, tanto dos ministros como das várias comunidades que lhe estão confiadas.

Desta vez calhou-nos a nós, como sabem, o “nosso” Padre João vai estudar para Roma, é muito triste ver-se ausentar um amigo, mas tenho a plena certeza, foi Deus que assim quis.

Vai iniciar-se um novo ciclo na nossa Paróquia, a partir de Setembro vamos receber o Padre Sílvio. Embora não o conheça pessoalmente, apenas o vi em fotografias e li algumas coisas a seu respeito e outras escritas por ele, já li um livro seu, parece-me que se trata de alguém que para além de escrever muito bem, tem a perfeita noção daquilo que nós Cristãos precisamos, e daquilo que é verdadeiramente a missão de um Padre numa paróquia. Meus amigos, só por isto já podíamos ficar descansados.

Das coisas que tenho lido, escritas por ele, destaco um artigo recente que gostei imenso, e que resumidamente dizia assim:

“…Ninguém poderá ajudar os outros a serem felizes, se o próprio não for feliz…” “…O Padre não é um castrado de sentimentos, embora se tenha entregado ao serviço de Deus pelos outros…” “…Ser Padre é assumir a força de Deus Pai, nas mais diversas dimensões…” “...o Padre deve comunicar aos outros que a vida é um dom…”

Noutro artigo ainda, expressava assim:

“…Torna-se, por isso, urgente que saibamos gerar, mais do que gerir, novos Cristãos convertidos à pessoa de Jesus…continuamente…” “…Urge que tenhamos bons Cristãos para termos melhores Padres…” “O caminho tem que ser feito connosco e para aqueles a quem Deus nos enviar…”

Não será isto que esperamos dum Padre? Com certeza que sim!

Apesar de estarmos na expectativa (não estou a ser mandatário de ninguém mas conheço as sensibilidades em geral), a novidade desenvolve-nos sempre este sentimento, reconheço também que estamos muito confiantes e com o desejo que ele venha ao nosso encontro para nos trazer mais esperança, mais luz e mais amor, tal como Jesus fez com os seus filhos, na essência, ser como alguém dizia: - Ser Sacerdote é ser outro Cristo.

Padre Sílvio, o Sr. vem para uma comunidade amiga, disponível, voluntariosa, empenhada e que o vai receber de braços e coração abertos.

Até já Padre Sílvio!

Vítor Carvalho

4 comentários:

  1. Olá, acabo de ler sua postagem a partir do Guia de Blogs Católicos. Seu blog já está cadastrado no Guia há algum tempo. Poderia colocar um link do Guia também aqui no seu blog, para que a comunicade católica blogueira possa conhecer outros blogs?

    www.blogscatolicos.blogspot.com

    Abs!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Bom post. Também espero que seja assim
    M.M.

    ResponderEliminar
  3. Que Deus abençoe sempre mais nós sacerdotes e que sejamos para o Povo de Deus sinais visíveis do Cristo.
    Deus te abençoe a cada dia e parabéns pelo blog.
    Paz e Bem!
    Frei Alvaci

    ResponderEliminar
  4. muito bem, eu conheço este "amigo", vão ficar muito bem.

    Carlos

    ResponderEliminar

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...