quarta-feira, 7 de julho de 2010

SERÁ QUE A VERDADE VALE A PENA?

Por recomendação de um amigo, acabei de ler recentemente um pequeno livro, que apesar de ter já ter alguns anos, aborda um tema que continua a ser perfeitamente actual, O Espírito de Verdade.

O livro ajuda-nos a discernir e a ver estas questões, verdade e mentira, sobre um prisma um pouco diferente.


Apesar de muitos entenderem a verdade como um valor e uma virtude que não fazem falta absolutamente nenhuma, muito pouco interessante nos dias de hoje, considerando a “Chicoespertisse”, a mentira, a imoralidade e a intrujice, essas sim em virtudes capitais, transformando-as muitas vezes em estratégias “perfeitas” para o sucesso, passando por cima de tudo e de todos.


Pode ser perigoso, se eventualmente nos distrairmos e nos deixarmos contaminar por estas impurezas, podemos mesmo vir a questionarmo-nos:


SERÁ QUE EXISTE VERDADE NA TERRA? SERÁ QUE A VERDADE VALE A PENA?


Sim! Efectivamente existe verdade, E VALE MESMO A PENA, essa verdade cuja perfeição nos foi mostrada por Jesus Cristo, para que os homens a pudessem conhecer e abraçar. Mas esta verdade, para que possa existir no homem, este também se deve predispor e tornar-se disponível para a receber.


Um verdadeiro Cristão tem a obrigação de viver a plenitude do amor de Jesus, por isso é fundamental que conduza o seu comportamento e atitudes segundo alguns pilares:


- O dever de viver a verdade;


- O dever de pensar a verdade;


- O dever de dizer a verdade;


- O dever de pôr em prática a verdade.


Para finalizar apenas acrescento, este livro fez-me reflectir sobre um dos valores essenciais de um verdadeiro Cristão, O Espírito de Verdade.

Vitor Carvalho

1 comentário:

  1. muito dificil de viver toda esta verdade que fala, mas está muito bem!

    ResponderEliminar

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...