sexta-feira, 28 de agosto de 2020

O efeito Moita Running...




A história inicia-se com um grupo de desconhecidos mas com algo em comum, adoram fazer desporto, em especial caminhar e correr…


A aventura começou já lá vão praticamente 3 anos, mesmo com uma pandemia pelo meio, que obrigou à sua suspensão por cerca de 6 meses, vamos ver se fica por aqui.

 Mesmo com esta abrupta e inesperada paragem, não perdemos a génese que esteve na sua origem, ou seja a LIBERDADE DE CORRER OU CAMINHAR AO AR LIVRE e em grupo.

 O Grupo tornou-se num pequeno fenómeno social, onde já passaram e vão passando dezenas de “amigos”, muitos deles acabam por sentir aqui, que o desporto também lhes pode trazer pequenos prazeres de vida.

 Este fenómeno social não é apenas para aqueles que estão fisicamente connosco, temos histórias que nos vão chegando, de pessoas que não nos conhecem de lado nenhum, não vivem nesta zona nem mesmo em Portugal, nunca nos viram pessoalmente, nunca falaram connosco, também não gostavam muito de correr ou caminhar, mas que o NOSSO ESPIRITO E O NOSSO ENTUSIASMO serviram de incentivo para iniciarem a prática desportiva. QUE BOM OUVIRMOS ISTO!

Tenho a certeza que existem muitos grupos que também se revêm e contribuem para este fenómeno.

 O Facebook também tem “coisas boas”…

 Queremos continuar com esta liberdade, continuar a sentir esta brisa ribeirinha no rosto, continuar a ver este magnifico pôr do sol, continuar a apreciar as estrelas e o silêncio, interrompido apenas pelo ruido das passadas e da respiração, e PRINCIPALMENTE continuar a influenciar tantos e tantos a praticarem este desporto de ar livre maravilhoso.

O espirito e o efeito Moita Running é este…

BOAS CAMINHADAS E BOAS CORRIDAS PARA TODOS!


Vitor Carvalho

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Grito de socorro por Cabo Delgado - Temos uma responsabilidade moral!

CABO DELGADO… Já ouviram falar?

 

Cabo Delgado é uma província do norte de Moçambique, banhada pelo oceano indico, sendo a sua capital Pemba, antiga Porto Amélia, que com certeza muitos ainda se lembram.

 

Esta província tem ou tinha mais de 2 milhões de habitantes.

 

Tentem comparar esta província com o distrito de Lisboa, com um número idêntico de população. Enorme não é?

 

Cabo Delgado tem feito ultimamente parte das noticias mais tristes que nos vão chegando.

 

Desde há cerca de 3 anos, no entanto agora com mais intensidade e terror, que se estão a verificar ataques terroristas naquela zona, reivindicados por grupos radicais Islâmicos, provocando para além do medo e da insegurança, uma crise humanitária gigantesca na região.

 

Parece-me que a febre da exploração dos recursos naturais, como os diamantes e o gás natural está mais uma vez a fazer das suas…

 

Já morreram cerca de 1000 pessoas, mais de 250 000 deslocados que largaram tudo (nº idêntico à população da Madeira ou dos Açores), EM ESPECIAL CRISTÃOS, sim, porque estes estão a ser os principais alvos destes grupos, estimando-se que existem mais de 700 000 pessoas a necessitar de ajuda. Estão a imaginar esta situação num pais que já é dos mais pobres do mundo?

 

Contra todas as adversidades e medos, os sacerdotes e as religiosas são dos poucos que continuam no terreno, a apoiar a população. Alguém dizia: “… são padres e freiras que não têm qualquer tipo de rendimento e estão em dedicação total ao seu povo e ao trabalho pastoral, se é que este é possível…”.

 

Naquele local, antes maravilhoso existia uma população alegre, mas tudo mudou nos últimos 3 anos, hoje choram de tristeza, fugindo sem saber para onde.

 

Portugal tem naturalmente algumas responsabilidades morais com aquele povo. É um povo que reza em português, fala em português, não se pode fingir que não sabemos de nada.

 

Faço este artigo, juntando-me a tantos outros, como por exemplo o Papa Francisco, no sentido de ser mais um que dá um grito de socorro por esta região, à qual também estou ligado por laços sentimentais.

 

Sou natural de Moçambique.

Vitor Carvalho

domingo, 2 de agosto de 2020

Minha LINDA Princesa, mais pequena…


É verdade, já nos sentíamos “velhos”, mas Deus planeou que assim fosse, apareceu a Teresinha…

 O choque inicial foi enorme, já tínhamos o esquema de vida planeado em função das idades da Marta e do Diogo…  muita coisa ia mudar.

 Bem, toda esta preocupação e mesmo algum “incómodo”, rapidamente se transformou numa grande alegria e numa espera ansiosa pelo seu nascimento.

Os irmãos com 13 e 9 anos, numa fase inicial também ficaram muito surpreendidos com a noticia do bebé que vinha a caminho, não acharam muita piada…, mais um irmão???? Agora???  É menino??? É menina???

Não demorou muito tempo, passados poucos dias após a noticia, começaram a entender melhor, ficando muito felizes, juntando-se à alegria e entusiasmo da restante família e dos amigos.

Aqueles meses que se seguiram, desde da noticia da gravidez e depois de alguns testes entretanto realizados, até ao seu nascimento, foram vividos num misto de alegria e de ansiedade. Foi mesmo com muita ansiedade que fomos TODOS esperando, só mesmo os amigos mais próximos sabem do que falo…

Havia que reajustar e reorganizar toda a nossa vida, desde a casa, os passeios, os miúdos,  a diminuição dos tempos livres, o dia a dia, etc, etc.

Parece que foi ontem que tudo isto aconteceu, mas já faz hoje 14 anos, como o tempo voou.

Nasceu muito pequenina, magrinha, cabia quase na palma da mão, bonitinha e muito calminha. 

Como tem crescido, hoje é uma menina linda, bem educada, amiga, muito tranquila, ouve mais do que fala, sempre disponível, no entanto com alguns privilégios que os irmãos não tiveram, ah, ah, ah… sendo agora a menina da mamã e do papá, mas também a nossa grande companhia.

Ainda não sabe bem o quer ser no futuro, mas isso são só as opções profissionais. Nós queremos é que continues a ser uma menina doce, bem educada, com valores, com caráter e que lutes sempre pelos teus SONHOS.

Que Deus te ilumine o caminho!

De tudo o que a vida nos tem dado, esta menina foi das melhores coisas que nos podia ter acontecido. Somos uns pais e irmãos babados…

 Parabéns minha linda princesa! Amamos-te  MUITO!

Papá

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...