CABO DELGADO… Já ouviram falar?
Cabo Delgado é uma província do norte de Moçambique, banhada pelo oceano indico, sendo a sua capital Pemba, antiga Porto Amélia, que com certeza muitos ainda se lembram.
Esta província tem ou tinha mais de 2 milhões de habitantes.
Tentem comparar esta província com o distrito de Lisboa, com um número idêntico de população. Enorme não é?
Cabo Delgado tem feito ultimamente parte das noticias mais tristes que nos vão chegando.
Desde há cerca de 3 anos, no entanto agora com mais intensidade e terror, que se estão a verificar ataques terroristas naquela zona, reivindicados por grupos radicais Islâmicos, provocando para além do medo e da insegurança, uma crise humanitária gigantesca na região.
Parece-me que a febre da exploração dos recursos naturais, como os diamantes e o gás natural está mais uma vez a fazer das suas…
Já morreram cerca de 1000 pessoas, mais de 250 000 deslocados que largaram tudo (nº idêntico à população da Madeira ou dos Açores), EM ESPECIAL CRISTÃOS, sim, porque estes estão a ser os principais alvos destes grupos, estimando-se que existem mais de 700 000 pessoas a necessitar de ajuda. Estão a imaginar esta situação num pais que já é dos mais pobres do mundo?
Contra todas as adversidades e medos, os sacerdotes e as religiosas são dos poucos que continuam no terreno, a apoiar a população. Alguém dizia: “… são padres e freiras que não têm qualquer tipo de rendimento e estão em dedicação total ao seu povo e ao trabalho pastoral, se é que este é possível…”.
Naquele local, antes maravilhoso existia uma população alegre, mas tudo mudou nos últimos 3 anos, hoje choram de tristeza, fugindo sem saber para onde.
Portugal tem naturalmente algumas responsabilidades morais com aquele povo. É um povo que reza em português, fala em português, não se pode fingir que não sabemos de nada.
Faço este artigo, juntando-me a tantos outros, como por exemplo o Papa Francisco, no sentido de ser mais um que dá um grito de socorro por esta região, à qual também estou ligado por laços sentimentais.
Sou natural de Moçambique.
Vitor Carvalho