sábado, 6 de setembro de 2008

A FAMÍLIA SAUDÁVEL

Há um tempo li um artigo interessantíssimo a recomendar uma série de boas práticas de comportamento, que tinham como objectivo tornar as famílias saudáveis.Estas recomendações / conselhos, tornam-se hoje de primordial importância porque, pelo que conheço, não devem existir famílias isentas de problemas, uma vez que estes surgem pelas mais variadas razões e em quaisquer circunstâncias.Quantas e quantas vezes nos surgem problemas porque á partida pensávamos que tínhamos as “coisas” controladas e, afinal não era bem assim? Quantas e quantas vezes nos surgem problemas pelos nossos desacertados comportamentos? Quantas e quantas vezes nos surgem problemas por pensarmos que o assunto não é suficientemente importante e não lhe demos a devida atenção?
Também sei que por vezes as situações não estão sob nosso controlo, mas é também por isso que nunca é demais estarmos vigilantes.Apesar de ser um tema que nos preocupa a quase todos, ainda existem muitos erros da nossa parte em termos de práticas familiares, que podem facilmente ser corrigíveis.
Junto como exemplo algumas boas práticas:
Pedirem ajuda uns aos outros quando têm problemas;
Partilharem os projectos e não desistirem deles às primeiras dificuldades;- Fomentarem o prazer de estarem reunidos, brincarem ou divertirem-se em família, passarem os seus tempos livres juntos;- Fazerem regularmente refeições à mesa em família e conversarem com a televisão desligada;- Procurarem manter sempre o diálogo e a escuta – a comunicação – entre os seus membros;- Não deixarem nenhum elemento de fora, de modo a criar um espírito de grupo e a verem-se como um todo, em que todos se ajudam segundo as necessidades e capacidades de cada um;- Respeitarem-se uns aos outros;- Terem sentido de espiritualidade e viverem-no inspirados no evangelho;- Partilharem o dinheiro e poder, funções e responsabilidades.
Agora ficamos com a dever de corrigir alguns dos nossos comportamentos!
VITOR CARVALHO

1 comentário:

  1. parabens por esta iniciativa tua.
    desejo de boa sorte e se necessitares da nossa ajuda estamos aqui para vos ajudar.É esta ideologia que temos de familia e casal.
    um grande abraço do emanuel da carla e do gonçalo.

    ResponderEliminar

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...