sexta-feira, 12 de setembro de 2008

ONDA DO FACILITISMO

Recentemente foi-me solicitada ajuda para identificar algumas atitudes/comportamentos, que seriam necessários alterar em profissionais de uma determinada área de actividade, de forma a torna-los mais competitivos ou mesmo excelentes no seu desempenho profissional.
Depois de alguma reflexão, facilmente identifiquei alguns, no entanto, e por me parecer já uma “moda” nos nossos dias, elegi o “facilitismo” como sendo aquele comportamento que me parece preocupante e é transversal a grande parte dos Portugueses.
Se o pretendermos analisar com mais profundidade, podemos começar pelos mais pequenos, e em casa:
Todos nós temos a tendência paternal de facilitar o mais possível a “vidinha” aos nossos “ricos” filhos, fazer ou tentar fazer sempre mais do que aquilo que nos fizeram, mas normalmente em excesso.
- Eu também sou um desses!
Começa aqui a “escola” do facilitismo.
A seguir vem o ensino, onde as sucessivas políticas educativas, com o intuito de melhorarem rapidamente os resultados, baixaram os níveis de exigência, vai-se aumentando o facilitismo. São formados muitos indivíduos com diplomas/certificações, mas com inadequada capacidade relativamente ao grau académico ou especialização que apresentam, acabamos todos a perder.
No meio deste percurso ainda apareceu a adolescência, onde muitas solicitações, algumas de carácter perigoso, os vão distraindo, tornando-os pouco competitivos a vários níveis.
Os padrões de exigência que a vida lhes vai requerer são muito elevados e temo que poucos vão estar preparados.
Pode-lhes ser criada a falsa sensação que não é preciso esforço para obter sucesso pessoal e profissional.
Pela vida fora ainda lhes vão aparecer mais casos de facilitismo, como por exemplo, aquilo que estão a querer alterar com a lei do divórcio, transformando o casamento, que deveria ser um forte pilar de sustentação da família, num simples contrato, mas ainda assim, muito precário.
Não me canso de referir um Santo meu amigo que dizia “…O Senhor precisa de almas rijas e audazes, que não pactuem com a mediocridade, e caminhem com passo seguro em todos os ambientes…”.
Eu não vou em facilitismos, vou tentar seguir estes princípios!
VITOR CARVALHO

4 comentários:

  1. 100% de acordo com o texto.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo inteiramente; o facilitismo é imediato, no futuro será dificuldade porque as pessoas não estão habituadas a mais, vamos facilitar novamente ou quebraremos o cíclo!?



    AMMP

    ResponderEliminar
  3. Temos que quebrar o ciclo!
    Não vamos facilitar, se não estamos a trabalhar para a mediocridade.

    ResponderEliminar

Comentários:

«ao lado dos jovens, não se envelhece» - Papa Francisco

  Como é que um homem com 86 anos, que vem falar em nome de Alguém com mais de 2000, cria esta euforia e este entusiasmo em milhões, não só ...